Ilha Diana: perceber para pertencer
Segundo estudo recentemente publicado na revista Ambiente & Educação os jovens da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana – última da Baixada Santista, São Paulo - vem enfrentando dificuldades em manter os elos com sua terra devido às pressões culturais externas, bem como da atividade portuária na região. Neste sentido a escola rural da Ilha Diana pode ter um papel importante para o fortalecimento do vínculo afetivo dos jovens com o manguezal e com a ilha, principalmente se adotar a Educação ambiental (EA) biorregionalista, com um forte apelo para a conservação do manguezal. Pois esta corrente valoriza a relação do ser humano com o território. Sendo assim, pretende-se, com a continuidade da parceria com a universidade pública promover o diálogo com a comunidade e a escola, a partir de vivências de EA biorregionalista, para que crianças e jovens possam perceber e se reconectar com a própria história ao participar de atividades com a escola que valorizem a herança caiçara.
- Problema que resuelve su propuesta
- Já foi descrito que a Educação Ambiental praticada na escola de Ilha Diana não explora o potencial pedagógico que a riqueza ambiental e cultural da região oferece. Não favorecendo o vínculo dos mais jovens com a cultura caiçara, por isso acredita-se que a EA biorregionalista (para jovens e adultos) entende a organização da Ilha e dialoga com seus moradores para promover melhorias destes e do ambiente, com experiências significativas. Visto que o distanciamento entre os saberes caiçaras na juventude pode fazer com que crianças, futuros jovens, tenham dificuldade em compreender a importância de Ilha Diana para si, seus familiares e outros moradores dali e de outros locais da Baixada, enquanto recurso imaterial cultural, bem como de conservação ambiental. E ao resgatar o vínculo afetivo e simbólico em relação ao manguezal e à cultura caiçara junto aos mais jovens, evita-se um futuro declínio que levaria à uma evasão da ilha e um aumento da pressão sobre o manguezal.
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- A partir do importante papel que o manguezal exerce na Ilha Diana, desenvolveremos junto com os moradores – adultos e jovens – estratégias para explorar a riqueza dos serviços ecossistêmicos, além de conscientizar a população em relação aos aspectos de saneamento. Sendo assim, a proposta pretende focar em alguns aspectos principais: fortalecer a relação afetiva com a Ilha Diana e o manguezal; aprofundar os conhecimentos científicos sobre este ecossistema, incluindo a biodiversidade em suas diferentes escalas e os processos ambientais; integrar esse conhecimento aos saberes tradicionais caiçaras, de modo a fortalecer suas identidades e fortalecê-los enquanto comunidade para lutar pela conservação deste território. Esse processo contribuirá para fortalecer as práticas do turismo feito na ilha a partir da integração com a EA biorregionalista, por meio de trilhas sob o olhar da conservação ambiental e experimentos de microbiologia, revelando a existência da vida presente no manguezal.
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- Porque as questões ambientais são essenciais para o modo como eu percebo o mundo, creio que seja essencial que as pessoas compreendam e dialoguem sobre as diferentes formas possíveis de ser e estar no mundo e, trabalhar com comunidades tradicionais, principalmente, próximo aos mares, me permite essa troca. Ao visualizar as questões de interdependência entre um manguezal, a riqueza da histórica dos saberes e os embates entre o apagamento e supressão daquele espaço por demandas externas, me auxilia a criar espaços de aprendizagem e trocas significativas para que o diálogo seja criado não só com a população de moradores locais, expandindo para outras áreas que possam se interessar a conhecer e agir junto a comunidades tradicionais, aperfeiçoando juntamente com a comunidade oportunidades de negócio, como o turismo, a partir da integração conhecimento tradicional e científico.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 4: Educação de qualidade
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Ilha Diana: perceber para pertencer"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Ilha Diana: perceber para pertencer"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Ana Beatriz a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario